MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Inscrições

Última modificação: Domingo, 14 de abril de 2019

slide2O prazo para inscrições encerrou-se em 05/04/2019

 

Eixos temáticos

A partir da temática “Práticas pedagógicas: cenários e tendências da educação contemporânea”, a 2ª LiTE amplia suas reflexões para além das relações entre linguagens, tecnologias e ensino, que marcaram a 1ª LiTE. Com isso, pretende-se ampliar também o escopo para as Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além, é claro, das pesquisas em Educação. As comunicações serão distribuídas nos seguintes eixos temáticos:

1. O uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem

O objetivo de refletir sobre práticas de letramentos digitais na educação organiza os trabalhos desta linha. Salientamos a importância de se compreender os letramentos numa abordagem global, que abrange diferentes campos do conhecimento como matemática, física, química, biologia, história, geografia, educação artística, educação física etc. Os letramentos digitais envolvem não apenas conhecimentos e habilidades técnicas voltadas para o uso da tecnologia, mas refinadas habilidades de leitura, escrita, pesquisa e comunicação que requerem altas capacidades para acessar, analisar, interpretar, processar e armazenar criticamente textos escritos, imagens, sons e material multimídia. Assim, todos os professores e demais interessados de todas as áreas que desenvolvem projetos e propostas de ensino e aprendizagem com a utilização das tecnologias digitais estão convidados a compartilhar conosco os resultados de sua experiência.

2. Propostas pedagógicas inter, multi e transdisciplinares na educação

O eixo temático busca discutir os conceitos fundamentais da multi, trans, e interdisciplinaridade por meio da delimitação de suas similaridades e diferenças em práticas pedagógicas que tenham tais fundamentações teóricas e as use como ferramentas metodológicas para o fazer didático. Dentro dessa perspectiva, serão bem-vindos textos que contribuam para aprofundar as reflexões sobre abordagens não convencionais e que ousem subverter a ordem cartesiana do conhecimento e do ensino. Especialmente, trabalhos que demonstram tentativas/práticas de ensino e aprendizagem multi, trans e/ou interdisciplinares.

3. Propostas de avaliação escolar como processo de construção do conhecimento

Esta linha recebe trabalhos que versam sobre: pesquisas que estão relacionadas ao ensino e aprendizagem de conceitos das disciplinas da educação em diferentes níveis e modalidades de ensino; ensino por investigação e experimentação; aprendizagem colaborativa; aspectos metodológicos de avaliação da Educação; abordagens e práticas de avaliação de programas da Educação; indicadores de desempenho da Educação e avaliação da aprendizagem; avaliação de sistema relacionado à Educação; estudos comparativos nacionais e internacionais relacionados à avaliação da Educação.

4. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem

O eixo inclui práticas educacionais, assim como trabalhos de pesquisa, que reflitam sobre o papel das emoções nos processos de mediação, motivação e aprendizagem. Quanto à fundamentação teórica, os principais conceitos derivam das noções de Zona Proximal de Desenvolvimento e mediação, ambas apresentadas por Vygotsky. Também se incluem nesta linha os trabalhos voltados para a gamificação aplicada à educação. Embora o termo gamificação esteja mais associado à indústria de mídia digital, as práticas educacionais baseadas em suportes analógicos também estão contempladas neste eixo.

 

Formas de comunicação

A fim de integrar as experiências docentes e os avanços das pesquisas, a LiTE contemplará duas modalidades: o relato de experiência e o trabalho de pesquisa, que serão apresentados em sessões de comunicação oral organizadas em torno do tema e eixos temáticos listados acima.

Trabalhos de pesquisa: resultam de pesquisa concluída ou em curso em uma das temáticas contempladas no evento. Podem ter autoria individual ou coletiva (até três autores). Os resumos enviados para esta modalidade (até 1.800 caracteres com espaços) deverão descrever: objetivos, fundamentação teórica e metodológica, justificativas e indicações de resultados.

Relatos de experiência: propiciam o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas em uma das temáticas contempladas no evento. Podem ter autoria individual ou coletiva (até três autores). Os resumos enviados para esta modalidade (até 1.800 caracteres com espaços) deverão descrever: práticas de ensino-aprendizagem ou intervenção social, realizadas e/ou em desenvolvimento explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçam as propostas.

Em qualquer modalidade, as comunicações devem ser planejadas para durar até 15 minutos. A critério do apresentador, poderão ser usados computador e projetor.

 

 

Processo de inscrição

Para ouvintes e apresentadores, o formulário de inscrição é o mesmo. Você será orientado ao longo do preenchimento. Por favor, leia as instruções.

Acesse o formulário de inscrições aqui.

 

 

 


entre em contato: jornadalite@gmail.com